Adorar em Espírito e Verdade

22/09/2011 13:30

 

Adorar em Espírito e Verdade
João 4.1-24

 

Quando  chegamos  aos  cultos,  ou  em  especial  nos  cultos  de  domingo, ouvimos  sempre  das pessoas  que  estão  dirigindo  o  culto,  “vamos  ouvir o ministério de louvor e adoração”.

      Mas o que é louvor e adoração?

      Como podemos classificar se o momento é louvor ou se é adoração?

      Louvor: qual o significado desta palavra?

      Adoração: como decifrar?

Ao passarmos pelo Evangelho de João vemos um dialogo de Jesus com uma mulher  samaritana, dialogo que nos ensina algumas verdades, sobre a adoração e o louvor que o  Senhor deseja de seu povo. Nos últimos tempos temos visto uma defasagem muito grande com relação dos louvores que temos apresentado nos cultos ao Senhor. Muitos lideres de  louvor tem permitido o mundo  invadir  o  seu  ministério.  Canções  que  não  tem  nenhum  conteúdo bíblico,  nenhuma  base  com  a  palavra  de  Deus  e  isso  tem  prejudicado  e destruído  muitos  ministérios  da  igreja  do  Senhor.  Mas  nós  não  estamos querendo tratar deste assunto, o intuito deste estudo é falarmos sobre louvor e adoração.  Depois  nós  iremos  comentar  sobre  esse  assunto,  “porque  os ministérios da  igreja do  Senhor Jesus  têm fracassado  no  momento  de  se aproximar de Deus”.

Voltando ao nosso tema louvor e adoração, Jesus cansado da viagem para em frente a um poço quando ali se encontra com aquela mulher samaritana, puxando algum assunto ele se depara com alguns pontos. 

Primeiro tradições. 
João 4.9 A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? " ( Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. )

Tradições que nos afastam e nos impede de conhecer o verdadeiro Deus e a verdadeira adoração. Isso tem acontecido com ministérios q tem vivido mais as tradições do que o verdadeiro Deus. 

Segundo falta de conhecimento. 
Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva" João 4.10 Qual o conhecimento  que  temos  tido  de  Deus?  Jesus  fez  uma  colocação  muito importante,  se  você  conhecesse  você   conhece  o  Jesus  que  “você  tem adorado”? Podemos fazer outra pergunta. Como conheceremos a esse Jesus que nos conduz a verdadeira adoração? Muitas vezes temos oferecido coisas condenadas ao Senhor, coisas que o Senhor já condenou nós com a  nossa mente  e  os  nossos  olhos  fechados,  não  temos  observado  alguns  pontos importantes no momento de adorarmos a um Deus soberano, terrível e grande. João 4.12 "acaso o senhor é maior que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem  como seus filhos e seu gado?" Muitas vezes não

enxergamos essa grandeza de nosso Salvador e oferecemos qualquer coisa no seu altar.

João 4.13-15  quando  vivemos  em  tradições,  e  não  vivemos  prosseguindo  a conhecer Jesus a tendência é sempre estarmos vazios de Deus e cheios do nosso eu. Mas quando conhecemos o nosso Deus, uma fonte transborda em nossa vida para a vida eterna,  quando bebemos dessa fonte, isso nos faz conhecer o verdadeiro Deus e a verdadeira adoração.

"Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez,  mas quem beber da  água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". A mulher lhe disse: "Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água". João 4.13-15

Agora estamos vendo um ministério cheio do poder de Deus, mas ainda falta alguma  coisa, pra concluirmos esse tema.  João 4.20 "Nossos antepassados adoraram neste monte, mas  vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar". O lugar da adoração, onde devemos adorar, como devemos  adorar,  a  mulher  mostrou  claramente   que   ela  foi  ensinada  e conduzida para locais e rituais de adoração, o que tem acontecido hoje? Quem esta te conduzindo a adoração, como tem sido a atitude deste guia que você tem seguido, não estou aqui falando de seu líder, mas de sua mente, como ela tem  te  guiado?  De  que  maneira  você  tem  buscado  o  Senhor?  Nossos antepassados, muitas vezes olhamos para as tradições, para as pessoas, os modelos  de  adoração  que  outras  pessoas  tem  apresentado  e  nós  temos seguido  alguns  modelos  pagãos  e  não  temos  percebido,  ou  buscado  na Palavra de Deus qual o verdadeiro modelo de adoração que ele aceita.

Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o  Pai  nem neste monte, nem em Jerusalém." João 4.21     Jesus mostra neste ponto que a localização  do adorador não é  nem remotamente mais importante que a atitude do adorador. Deus ele tem observado nossas atitudes. Quer um exemplo? Genesis 4.7 "Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo". Atitudes que  nos  condenam diante do Rei. Caim foi apresentar uma oferta ao Senhor, mas as suas atitudes eram más. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta, observe que primeiro o Senhor agradou-se da vida, para depois agradar-se da oferta, seguindo o texto diz, ao passo que de Caim não se agradou o Senhor e nem de sua oferta. Veja que a pessoa está em primeiro lugar, o intuito do coração. As suas atitudes no momento de adorar tem sido boas ou, más?

João 4.22 "Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus."  Vocês samaritanos adoram o que não conhecem. Isso  é  uma palavra muito forte, para os nossos dias, muitos tem falado que adora ao Senhor, que é apaixonado pelo Senhor, que

não  consegue  viver  sem  o  senhor,  tem  muitas  letras  de  novos  artistas, podemos colocar desse modo, artistas que se dizem adoradores, quando não são, letras distante da  Palavra da Verdade. Quando Jesus disse pra aquela mulher vocês adoram o que não conhece, porque a salvação vem dos Judeus, ele sabia o que estava falando. Muitos hoje têm gritado sou apaixonado por ti senhor, mas não conhece a Deus. Pra adorar a Deus precisamos conhecer e entender o que sua Palavra diz, quando ele fala em Espírito e em Verdade, a verdade a que ele está se referindo é a palavra de Deus. Precisamos conhecer dentro de sua Palavra o modelo que ele deseja ser adorado., eu não posso adorar a  Deus  com atitudes  erradas,  ou com  criações minhas,  tenho  que adorá-lo de acordo com a sua palavra. "No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros  adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e  em verdade" João 4.23,24.  No entanto está chegando e de fato já chegou. ELE JESUS O VERBO QUE SE FEZ CARNE, estava ali naquele momento, ele chegou agora temos o caminho pra adoração, Jesus nosso guia, o guia que nos conduz ao Pai.

Em Espírito, para adoração não dependemos de espaço físico. "Deus é Espírito" significa que o espaço físico não o limita. Está presente em todo lugar e pode adorar-se em qualquer lugar, a qualquer hora. Não é onde adoramos o que conta, a não ser como  adoramos. É nossa adoração em espírito e na verdade? Tem a ajuda do Espírito Santo? Como nos ajuda o Espírito Santo na adoração?  O  Espírito  Santo  intercede  por  nós  (Rom  8:26),  ensina-nos  as palavras de Cristo (Jo 14:26) e nos ajuda a nos sentir amados (Rom 5:5).

Espero que este texto te ajude a encontrar, ou seja, Deus encontrar em você um verdadeiro adorador.

Que Deus nos abençoe e ache em nós um verdadeiro adorador.

 
Pr Josias Silva
IPB - Recife PE

Radio Eterna Gratidão

Enquete

Ouvir a Nossa Programação da Radio Gospel em Site de Estudos Ajuda ou Atrapalha?

Ajuda (61)
Atrapalha (16)

Total de votos: 77

Seja solidário, compre em nossa Loja Virtual, e ajude missionários na Thailandia!