Firmeza

01/09/2011 21:31

Firmeza 

LEITURA BÍBLICA 
1 Samuel 28.1-25 

Ó Deus, ... renova dentro de mim um espírito estável (Sl 51.10b).

Será que é bom mudar de opinião sobre os outros, a vida e sobre o que fazer? Depende: quem muda de opinião depois de pensar bem e perceber que estava errado, é sábio. Quem não muda de opinião de jeito nenhum, é teimoso e fará grandes estragos por não se dispor a corrigir seus erros – afinal, todos erramos às vezes. 

Já quem se deixa mover por suas emoções e paixões é instável, vive inseguro e errando porque não sabe o que faz. O rei Saul era assim. A história de hoje é a penúltima da vida dele. Foi mais uma – e a pior – das suas guinadas. Ele eliminara de Israel todos os magos e adivinhos, obedecendo à ordem que Deus dera a seu povo (Dt 18.10-11). Agora, tendo perdido o contato com Deus, voltou atrás e foi consultar uma bruxa que ainda vivia escondida por aí. 

Mas já antes vivia mudando de idéia e criando problemas para si, seus familiares e amigos, e até para todo o povo que governava. Quando então tomava uma atitude, não pensava nas conseqüências e cometia tolices. Saul havia começado muito bem, orientado por Deus e seu profeta Samuel, mas parece que logo se encantou com seu prestígio de rei e deixou de submeter-se a Deus. 

Ainda tentou manter Deus no jogo, mas não como Senhor e sim como mero avalista dos seus próprios planos, o que, é claro, não funciona – é ridículo. Ao fazer isso, perdeu o norte, a direção para onde deveria ir e passou a errar de um lado para outro. 
O sucessor desse desastrado rei foi Davi, um homem que também cometeu erros enormes, alguns provavelmente mais graves que os de Saul, mas que mesmo assim acabou bem. 

A grande diferença foi que sempre se voltava de novo para Deus a fim de corrigir seu rumo. Assim, depois de cometer um dos seus piores pecados, ele implorou que Deus o purificasse e em seguida pediu o que está no versículo-chave de hoje. 
Portanto, mudar ou manter a opinião não é tão importante, e sim descobrir a opinião de Deus e agir de acordo. - RK 

Mude de uma vida sem Deus para uma com Deus – e depois não mude mais.